Redes e Cabeamento Estruturado

O cabeamento estruturado define os padrões de cabos, conectores e meios para a implementação da rede, de forma a minimizar interrupções e falhas no processo de comunicação.

 

Em 1991, a associação EIA/TIA propôs a primeira versão de uma norma de padronização de fios e cabos para telecomunicações em prédios comerciais. Desde então Normas internacionais uniformizam a fabricação dos componentes, e a sua aplicação, no Brasil, é regulada pela ABNT, especialmente a NBR 14565..

Com uma rede bem “estruturada”, é possível adaptar-se às constantes mudanças tecnológicas e de ambiente, além de integrar os serviços de dados e voz, permitindo o direcionamento de cada um deles por caminhos diferentes, sem problemas de conectividade.

 

Pode ser construído por debaixo de pisos, canaletas e dutos sendo que, cada um deles possui as suas próprias especificações de instalação, desempenho e tipo de teste.

É possíovel listar 3 principais vantagens de se lançar mão de cabeamento estruturado:

  1. Facilidade de manutenção
  2. Redução dos custos agregados ao negócio
  3.  Prevenção de erros e problemas de conectividade

 

 

Uma rede  estruturada possui seis partes fundamentais:

  1. Áreas de trabalho: pontos onde trabalhamos com nossos computadores, telefones, internet e outros.
  2. Cabeamento horizontal: liga as estações ou áreas de trabalho à sala de telecomunicações (TRs).
  3. Cabeamento Backbone: os backbones interligam TRs, salas de equipamentos e pontos de entrada. Dessa forma, vão desenhando a rede e definindo o traçado do cabeamento estruturado.
  4. Sala de telecomunicações (TR): é um local reservado à acomodação de equipamentos e cabos da rede. É também onde os backbones são conectados ao cabeamento horizontal.
  5. Sala de equipamentos: é onde ficam servidores, roteadores, switchs, também é onde fica a conexão cruzada principal do cabeamento, de onde parte o primeiro backbone.
  6. Pontos de entrada: portas por onde o cabeamento externo – fibra ótica de internet, por exemplo – é ligado ao cabeamento estruturado do edifício. Essa entrada pode ser subterrânea (sob o piso), enterrada (em valas) ou aérea (a partir de um poste).

 

 

 

Por conta da grande importância que o cabeamento estruturado tem para a infraestrutura de TI, é essencial a contratação de empresas especializadas, registradas nos conselhos regionais, e com experiência de mercado para realizar tais projetos.

 

Ao contratar, verifique se a empresa tem credenciais de fabricantes e, se possível, faça uma consulta aos clientes que a contrataram recentemente.

Outro ponto de extrema importância é a atenção com a rede elétrica. Ela deverá ser dedicada e pensada para suportar todos os equipamentos, com alguma possibilidade de expansão, com vista em assegurar que a forneça a qualidade necessária, e as condições ideais de funcionamento para toda a infraestrutura. O aterramento, por sua vez, deverá estar alinhado à rede elétrica de modo a fornecer toda a segurança e proteção necessárias, seguindo as normas da ABNT.

 

É muito importante também avaliar a competência da equipe de profissionais que a empresa oferece.
Ainda, atente-se à qualidade dos produtos utilizados.